
| Prefeitura Municipal de Porto Alegre |
LEI Nº 10.065, de 10 de outubro de 2006.
| Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para2007 e dá outras providências. |
O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE.
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Capítulo I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Em cumprimento ao disposto no § 2º do art. 165Constituição da República, no § 3º do art. 116 da Lei Orgânica do Município dePorto Alegre e no art. 4º da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maioficam estabelecidas as diretrizes orçamentárias do Município de Porto Alegre, relativasao exercício econômico-financeiro de 2007, compreendendo:
I a forma de alocação de recursos;
II o Poder Legislativo;
III os investimentos;
IV as autorizações prévias para abertura de créditos suplementares eoperações de crédito;
V as disposições sobre as alterações da legislação tributária etarifária do Município;
VI as disposições relativas às despesas do Município com pessoalsociais;
VII os Anexos;
VIII a limitação de empenho;
IX as disposições relativas às despesas obrigatórias de carátercontinuado;
X a execução orçamentária e o cumprimento das metas;
XI as disposições gerais.
Capítulo II
DA FORMA DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS
Art. 2º Conforme decisão do Orçamento Participativo, adistribuição de recursos obedecerá as seguintes prioridades:
I Habitação;
II Educação;
III Assistência Social;
IV Pavimentação;
V Saúde;
VI Desenvolvimento Econômico;
VII Saneamento Básico DMAE;
VIII Saneamento Básico DEP;
IX Cultura;
X Áreas de Lazer;
XI Esporte Lazer;
XII Iluminação Pública DIP;
XIII Transporte e Circulação; e
XIV Saneamento Ambiental.
Art. 3º A Reserva de Contingência corresponderá a, nomáximo, 2%(dois por cento) sobre a receita corrente líquida.
Art. 4º A alocação de recursos obedecerá a uma nova configuraçãoorçamentária, priorizando os Programas de Governo, bem como os órgãos coordenadores eexecutores dos Programas.
§ 1º Os Programas de Governo aludidos no caput deste artigoseguintes:
I A Receita é Saúde;
II Bem-Me-Quer;
III Carinho Não Tem Idade;
IV Cidade Acessível;
V Cidade Integrada;
VI Cresce Porto Alegre;
VII Desenvolvimento Municipal PDM;
VIII Gurizada Cidadã;
IX Integrado Entrada da Cidade PIEC;
X Lugar da Criança é na Família e na Escola;
XI Mais Recursos, Mais Serviços;
XII Porto Alegre da Mulher;
XIII Porto da Inclusão;
XIV Porto do Futuro;
XV Porto Verde;
XVI Socioambiental;
XVII Viva o Centro;
XVIII Vizinhança Segura;
XIX Gestão Total;
XX Governança Solidária Local;
XXI Orçamento Participativo; e
XXII Reserva de Contingência.
§ 2º Ficam suprimidos os Programas Apoio Administrativo e Encargos Especiais, sendoque os recursos resultantes dessas supressões serão redistribuídos nos demaisProgramas.
Art. 5º Os vínculos ou fontes de recursos são indicativos, podendoser alterados consoante as necessidades da execução orçamentária.
Art. 6º As emendas aprovadas pelo Poder Legislativo serão destacadasna lei orçamentária anual, por meio de subatividades e subprojetos.
Capítulo III
DO PODER LEGISLATIVO
Art. 7º O orçamento do Poder Legislativo ficará restrito a 5%(cinco por cento) do somatório da receita tributária e das transferênciasprevistas no§ 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159 da Constituição da República Federativa doBrasil, efetivamente realizadas no exercício anterior, incluídos os subsídios dosVereadores e excluídos os gastos com inativos.
Parágrafo único. O Poder Executivo deverá, sempre que solicitado pelo PoderLegislativo, estabelecer, até o limite referido no caput destecondições de suplementar o orçamento originalmente aprovado.
Capítulo IV
DOS INVESTIMENTOS
Art. 8º Os recursos destinados a investimentos corresponderão a, nomínimo, 10% (dez por cento) da despesa total.
Art. 9º Os investimentos em fase de execução terão preferênciasobre novos projetos, e a programação de novos projetos não poderá ser feita por contada anulação de dotações destinadas aos investimentos em andamento.
Capítulo V
DAS AUTORIZAÇÕES PRÉVIAS PARA ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES EOPERAÇÕES DE CRÉDITO
Art. 10 Constarão, na lei orçamentária anual, as seguintesautorizações:
I Para a abertura de créditos suplementares, como segue:
a) no máximo 4,5% (quatro vírgula cinco por cento) do total da despesaautorizada;
b) para atender reajustes e demais despesas de pessoal e encargos sociais, segundo asleis vigentes;
c) por conta da Reserva de Contingência;
d) para atender a despesas relativas à aplicação de receitas vinculadas, bem como aseus rendimentos financeiros que excedam a previsão orçamentária correspondente;
e) para atender a despesas do grupo Outras Despesas Correntes, com características depessoal e de caráter indenizatório como diárias, PASEP, vale-refeição,auxílio-refeição, valetransporte, auxílio-transporte, assistência médica aosservidores, auxílio funeral e despesas com a previdência dos servidores, tais comoinativos, pensionistas, salário-família, auxílio-doença, salário-maternidade, alémdo previsto na al. b deste inciso;
f) para atender a suplementações entre elementos de despesa que correspondam a ummesmo programa, a um mesmo grupo de despesa, a uma mesma modalidade de aplicação e a ummesmo vínculo orçamentário;
g) para atender a contrapartida de projetos que excedam a previsão orçamentáriacorrespondente;
h) para atender a serviços da dívida, segundo os contratos vigentes;
i) para atender a Planos de Investimentos e Serviços PIS anteriores.
II para realização de operações de crédito, ainda que por antecipação dereceita, oferecendo as garantias usuais necessárias.
Capítulo VI
DAS DISPOSIÇÕES SOBRE AS ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA ETARIFÁRIA
Art. 11 Na estimativa das receitas, serão consideradosalterações na legislação tributária e tarifária, especialmente sobre:
I consolidação da legislação vigente que regula cada tributo decompetênciado Município;
II redução de isenções e incentivos fiscais;
III revisão da legislação tributária, de forma a instituir maiorfiscal e a permitir o atendimento das demandas da sociedade;
IV adequação da legislação tributária municipal às eventuaismodificações da legislação federal;
V modificação dos preços públicos, de forma a aprimorar a prestação dosserviços e a garantir a cobertura dos custos realizados;
VI acompanhamento dos índices existentes, que são indexadores detarifas e multas, e criação de novos índices.
Art. 12 A concessão ou a ampliação de incentivo ou benefício denatureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada dosdocumentos aludidos no art. 14 da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000.
Capítulo VII
DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS ÀS DESPESAS COM PESSOAL E
ENCARGOS SOCIAIS
Art. 13 Não poderá haver acréscimo de despesas com pessoal, quandonão forem atendidas as exigências dos arts. 16 e 17 da Lei Complementar Federal nº 101,de 2000, e do § 1º do art. 169 da Constituição da República.
Parágrafo único. Todo ato que criar ou aumentar despesa de pessoal de carátercontinuado deverá ser acompanhado de:
I estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício emque devaentrar em vigor e nos dois subseqüentes;
II comprovação de que esta despesa não afetará as metas de resultadosfiscais, previstas nos Anexos desta Lei;
III declaração do ordenador da despesa de que este aumento tem adequaçãoorçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o PlanoPlurianual e com esta Lei.
Art. 14 Fica considerado objetivo da Administração Municipal odesenvolvimento de programas visando a:
I valorizar a imagem pública do servidor municipal, ressaltandoa funçãosocial do seu trabalho e incentivando-o permanentemente a contribuir na qualificação emelhoria do serviço público;
II proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores por meiode programas informativos, educativos e culturais;
III melhorar as condições de trabalho, especialmente no que concerne àsaúde, à alimentação, à segurança no trabalho e à justa e adequada remuneração.
Capítulo VIII
DOS ANEXOS
Art. 15 Os seguintes Anexos integram esta Lei:
I Anexo de Metas e Prioridades;
IA Anexo de Metas e Prioridades da Câmara Municipal de Porto Alegre;
II Anexo de Metas Fiscais, que conterá:
a) Metas Anuais de Resultado Primário e Nominal;
b) Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior;
c) Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Fixadas nos Três Exercícios Anteriores;
d) Evolução do Patrimônio Líquido;
e) Origem e Aplicação dos Recursos Obtidos com a Alienação de Ativos;
f) Avaliação da Situação Financeira e Atuarial do Regime Próprio de PrevidênciaSocial RPPS;
g) Estimativa e Compensação da Renúncia da Receita 2007;
h) Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado;
i) Metodologias de Cálculos dos Resultados Primário e Nominal e das ReceitasConsolidada e Líquida.
III Anexo de Riscos Fiscais.
Capítulo IX
DA LIMITAÇÃO DE EMPENHO
Art. 16 A limitação de empenho e a movimentação financeira aludidano art. 9º da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000, dar-se-ão no contingenciamentode outras despesas correntes.
Capítulo X
DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS ÀS DESPESAS OBRIGATÓRIAS
DE CARÁTER CONTINUADO
Art. 17 O projeto de lei orçamentária anual não contemplará margemde expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, no âmbito dosExecutivo e Legislativo, preconizadas no inc. II do art. 5º e no § 2º do art. 17 da LeiComplementar Federal nº 101, de 2000.
§ 1º As despesas aludidas no caput deste artigo, quando planejadasdurante o exercício econômico-financeiro de 2007, serão submetidas à apreciação doPoder Legislativo, acompanhadas dos documentos aludidos no art. 13 desta Lei.
§ 2º Ficam ressalvadas das normas deste artigo as despesas irrelevantes, que, parafins do § 3º do art. 16 da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000, serãocujos valores não ultrapassarem os limites a que se referem os incs. I, IIart. 24 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e alterações posteriores.
Capítulo XI
DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DO CUMPRIMENTO DAS METAS
Art. 18 O Poder Executivo publicará, até 30 (trinta) dias após apublicação da lei orçamentária anual, cronograma de desembolso mensal paraexercício, nos termos do art. 8º da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000.
Parágrafo único. Será publicado mensalmente no Diário Oficial de PortoAlegre DOPA , um relatório do acompanhamento das cotas constantes dodesembolso mensal, mencionadas no caput deste artigo, que apresentará, nomínimo, uma comparação entre as cotas consignadas mensalmente e o liquidado, além deuma descrição sucinta das providências que serão tomadas, caso a realização venhaprejudicar as metas previstas de resultados primário e nominal.
Capítulo XII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 19 A alocação dos recursos na lei orçamentária enoscréditos adicionais será feita de forma a propiciar o controle dos custosdas ações ea avaliação dos resultados dos Programas de Governo, de acordo com a al. edo inc. I do art. 4º da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000.
Art. 20 Fica vedada a inclusão, na lei orçamentária enos créditosadicionais, de dotações a título de subvenções sociais e a título de auxílio paraentidades privadas cujas condições de funcionamento não forem consideradassatisfatórias pelos órgãos oficiais de fiscalização, de acordo com a al.f do inc. I do art. 4º da Lei Complementar Federal nº 101, de2000.
Art. 21 Para efeito do disposto nesta Lei, o Poder Legislativoelaborará sua proposta orçamentária e a encaminhará ao Executivo Municipal13 de outubro de 2006, por meio do Sistema de Elaboração da Proposta Orçamentária,para consolidação com a Peça Orçamentária do Município.
Art. 22 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, 10 de outubro de 2006.
José Fogaça,
Prefeito.
João Portella,
Coordenador-Geral do GPO.
Registre-se e publique-se.
Clóvis Magalhães,
Secretário Municipal de Gestão e
Acompanhamento Estratégico.
| ANEXO I |
| METAS E PRIORIDADES DAADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL |
| | | | |
| | | | |
| NOMEDO PROGRAMA | NOME DA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| AReceita é Saúde | Administração-Geral SMS | Açãoadministrativa. |
| AReceita é Saúde | Administração-Geral FMS | Açãoadministrativa. |
| AReceita é Saúde | Publicidade SMS | Açãoadministrativa. |
| AReceita é Saúde | CentroMunicipal de Referência de Transtornos Alimentares CRTA | Centro implantado. | 1 | unidade |
| AReceita é Saúde | Controlee Prevenção da Anemia Falciforme | Pessoascapacitadas. | 25 | pessoas |
| AReceita é Saúde | ProntoSocorro Zona Sul | Instalações eequipamentos para atendimento à população. | 2000 | pessoas |
| AReceita é Saúde | Manutençãoe Ampliação das Equipes do Programa de Saúdeda Família (PSF) | Equipes atendendo. | 165 | equipes |
| AReceita é Saúde | ProntoAtendimento | Pronto atendimentoatendendo toda a população. | Atendertoda a população. | pessoas |
| AReceita é Saúde | ProntoAtendimento - FMS |
| AReceita é Saúde | Centrode Referência ImunobiológicoEspecial | Imunobiológicosaplicados. | 1.000 | unidades |
| AReceita é Saúde | LaboratórioCentral de AnálisesClínicas | Exames realizados. | 1.200.000 | unidade |
| AReceita é Saúde | FarmáciasDistritais | Farmáciasimplantadas. | 1 | unidade |
| AReceita é Saúde | CadeiraCerta | Pessoas comdeficiência atendidas. | 2.000 | atendimentos |
| AReceita é Saúde | DST/AIDS | Pessoascapacitadas. | 100 | pessoas |
| AReceita é Saúde | DST/AIDS FMS |
| AReceita é Saúde | Ouvidoria | Ouvidoriaimplantada. | 1 | unidade |
| AReceita é Saúde | ConselhoMunicipal de Saúde | Açãoadministrativa. |
| AReceita é Saúde | Assistênciaem Saúde Básica e Especializada | Unidades atendendotoda a população. | Atendertoda a população | pessoas |
| AReceita é Saúde | Assistênciaem Saúde Básica e Especializada - FMS |
| AReceita é Saúde | Vigilânciaem Saúde | Vigilância emsaúde atendendo toda a população. | Atendertoda a população | pessoas |
| AReceita é Saúde | Vigilânciaem Saúde FMS |
| AReceita é Saúde | Hospitalde Pronto Socorro HPS | HPSa população. | Atendertoda a população | pessoas |
| AReceita é Saúde | Hospitalde Pronto Socorro HPS FMS |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| AReceita é Saúde | HospitalMaterno Infantil Presidente Vargas - HMIPV | HMIPV atendendotodas as crianças e mulheres da população. | Atendertodas as mulheres e crianças da população | pessoas |
| AReceita é Saúde | HospitalMaterno Infantil Presidente Vargas HMIPV FMS |
| AReceita é Saúde | Serviçode Atendimento Móvelde Urgência | SAMU atendendo todaa população em casos de emergência. | Atendertoda a população | pessoas |
| AReceita é Saúde | Serviçode Atendimento Móvelde Urgência - FMS |
| AReceita é Saúde | PrestadoresPúblicos e Privadosde Saúde | Prestadoresatendendo toda a população. | Atendertoda a população | pessoas |
| AReceita é Saúde | OutrosBenefícios PrevidenciáriosSMS | Açãoadministrativa. |
| AReceita é Saúde | Inativos/Pensionistas SMS | Açãoadministrativa. |
| AReceita é Saúde | ComunidadesTerapêuticas | Criançase adolescentes. | 80 | pessoas |
| AReceita é Saúde | ObrigaçõesPatronais SMS | Açãoadministrativa. |
| AReceita é Saúde | ObrigaçõesPatronais para o RPPS SMS | Açãoadministrativa. |
| AReceita é Saúde | Promoçãoà Saúde | Pessoasorientadas adequadamente. | 26.400 | pessoas |
| AReceita é Saúde | HospitalGeral da Restinga | Instalações. | 1 | prédio |
| Bem-Me-Quer | Administração-Geral FASC | Açãoadministrativa. |
| Bem-Me-Quer | Publicidade FASC | AçãoAdministrativa |
| Bem-Me-Quer | Prevençãoà Gravidez Precoce e Orientação Sexual | Índice de gravidezreduzido. | 65.000 | pessoasatendidas |
| Bem-Me-Quer | Programa Disque-Solidariedade | Central dedoações. | 25 | percentual |
| Bem-Me-Quer | AgenteJovem | Adolescentesatendidos. | 600 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | AgenteJovem FMAS |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Bem-Me-Quer | Açõesde Abrigagem de Criançase de Adolescentes | Crianças eadolescentes atendidos. | 531 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | Açõesde Abrigagem de Criançase de Adolescentes FMAS |
| Bem-Me-Quer | NASCAS Núcleo de Assistênciaa Crianças e Adolescentes | Pessoas atendidas. | 115.000 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | Prevençãoàs Drogas | Jovens atendidos. | 100.000 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | Atençãoà Saúde nas Creches Conveniadas | Cuidadorescapacitados. | 134 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | AçãoRua | Crianças/adolescentese famílias atendidos. | 12.240 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | AçãoRua FMAS |
| Bem-Me-Quer | Sentinela | Crianças/adolescentese famílias atendidos. | 160 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | Sentinela FMAS |
| Bem-Me-Quer | Serviçode Apoio Socioeducativo SASE | Crianças/adolescentese famílias atendidos. | 7.060 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | Serviçode Apoio Socioeducativo SASE FMAS |
| Bem-Me-Quer | ViolênciaNão | Jovens atingidos. | 20.000 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | ProgramaMunicipal de Execuçãode Medidas Socioeducativasem Meio Aberto PEMSE | Adolescentesatendidos. | 1.284 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | Administraçãodo Conselho Municipalde Assistência Social FMAS | Açãoadministrativa. |
| Bem-Me-Quer | EncargosEspeciais FASC | Açãoadministrativa. |
| Bem-Me-Quer | ObrigaçõesPatronais FASC | Açãoadministrativa |
| NOMEDO PROGRAMA | NOME DA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Bem-Me-Quer | ObrigaçõesPatronais para o RPPS FASC | Açãoadministrativa |
| Bem-Me-Quer | Apoioe Manutenção de Creches | Famíliase crianças atendidas. | 6.892 | pessoas |
| Bem-Me-Quer | DívidaInterna FASC | Açãoadministrativa |
| CarinhoNão Tem Idade | Administração-Geral SME | Açãoadministrativa. |
| CarinhoNão Tem Idade | Publicidade SME | Açãoadministrativa. |
| CarinhoNão Tem Idade | Apoioe Atenção ao Idoso | Idosos atendidos. | 1.856 | pessoas |
| CarinhoNão Tem Idade | Apoioe Atenção ao Idoso FMAS |
| CarinhoNão Tem Idade | DeBem com a Vida | Pessoas atendidas. | 38.500 | pessoas |
| CidadeAcessível | Administração-Geral SMT | Açãoadministrativa. |
| CidadeAcessível | Publicidade SMT | Açãoadministrativa. |
| CidadeAcessível | PlanoMunicipal de ParceriaPúblico-Privada | Contratosadministrativos. | 3 | parceriasfirmadas |
| CidadeAcessível | Acessibilidadeno Transporte | Campanha. | 1 | número |
| CidadeAcessível | Desenvolvimentodo TransporteColetivo Urbano | Plano emexecução. | 1 | unidade |
| CidadeAcessível | TransporteSustentável | Projeto deTransporte Sustentável Rede Ciclovias | 10 | percentualde atividades planejadas realizadas |
| CidadeAcessível | EstacionamentoRotativo em Frente a Clínicas de Fisioterapia | Espaços paraestacionamentos rotativos. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Administração-Geral SMOV | Açãoadministrativa. |
| CidadeIntegrada | Publicidade SMOV | Açãoadministrativa. |
| CidadeIntegrada | Recuperaçãodo Estádio Municipal Ramiro Souto | Estádio RamiroSouto. | 25 | percentual |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| CidadeIntegrada | Ampliaçãoda Rede de Água | Rede ampliada. | 15.000 | metros |
| CidadeIntegrada | Ampliaçãoda Rede de Esgotos | Rede de esgotoampliada. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | ComissãoPermanente de Atuação em Emergências COPAE | Populaçãosocorrida. | 1.000 | pessoas |
| CidadeIntegrada | Conservaçãoda Rede de IluminaçãoPública | Pontos deiluminação pública. | 73.000 | unidade |
| CidadeIntegrada | Conservaçãode Vias Urbanas | Vias públicas. | 2.600 | Km |
| CidadeIntegrada | Reformae Manutenção de Prédios Públicos | Própriosmunicipais. | 54 | unidade |
| CidadeIntegrada | Elaboraçãode Projetos Executivos de Drenagem Urbana | Estudos. | 6 | projetos |
| CidadeIntegrada | Elaboraçãodo Projeto 4º Distrito | Plano urbano derevitalização. | 1 | plano |
| CidadeIntegrada | Elaboraçãodo Projeto Orla do Guaíba | Definição deregras e diretrizes de ocupação da orla. | 50 | percentual |
| CidadeIntegrada | EsgotoCerto | Esgoto cloacal epluvial separados. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Orlado Guaíba | Plano implementado. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Manutençãoda Rede de Água | Redes de águarecuperadas. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Manutençãona Rede de Esgotos | Redes de esgotorecuperadas. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Melhoriade Tratamento de Esgoto | Esgoto tratado emníveis satisfatórios. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Melhoriado Espaço Físico | Condições detrabalho adequadas. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Melhoriado Tratamento de Água | Água potável deacordo com os padrões legais. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Melhoriana Infra-Estrutura deDrenagem | Sistemas dedrenagem urbana. | 4.466 | metros |
| CidadeIntegrada | Melhoriasnos Sanitários Públicos de Porto Alegre | Sanitáriosimplantados, reformados ou viabilizados. | 35 | númerode sanitários reformados |
| CidadeIntegrada | Museudo Desporto | Implantação doMuseu. | 25 | percentual |
| CidadeIntegrada | Museuda Imagem e do Som FUMPACH | Implantação domuseu. | 70 | percentual |
| CidadeIntegrada | Qualificaçãodo Viveiro e dos Serviços de Arborização | Disponibilidade demudas qualificadas para o plantio. | 25 | percentual |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| CidadeIntegrada | Qualificaçãoe Ampliação da Iluminação das Áreas Públicas | Substituição depontos de iluminação pública. | 80.000 | pontos |
| CidadeIntegrada | Qualificaçãoe Ampliação da Rede de Equipamentos Culturais do Município | Equipamentosrecuperados/ implantados. | 12 | unidade |
| CidadeIntegrada | Obrasde Arte | Túneis, viadutos epontes. | 4 | unidade |
| CidadeIntegrada | Ampliação,Restauração e Manutenção de Parques Esportivos | Unidadesrecuperadas. | 36 | unidade |
| CidadeIntegrada | ViasEstruturais | Vias qualificadas. | 6.000 | metros |
| CidadeIntegrada | Valorizesua Calçada | Campanha. | 1 | número |
| CidadeIntegrada | PasseioLivre | Campanha. | 1 | número |
| CidadeIntegrada | EspaçoParadesportivo | Intervenções. | 1 | número |
| CidadeIntegrada | SupervisãoTécnica da Execução de Obras para Acessibilidade | Cidade acessível. | 20 | percentual |
| CidadeIntegrada | Saneamentopara Todos | Sistema de drenagempluvial. | 33,33 | percentual |
| CidadeIntegrada | FundoMunicipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros FUMREBOM | Equipamentosadquiridos. | 5 | equipamentos |
| CrescePorto Alegre | Administração-Geral SMIC | Açãoadministrativa. |
| CrescePorto Alegre | Publicidade SMIC | Açãoadministrativa. |
| CrescePorto Alegre | ImplantarMarinas Públicas em Belém Novo e Ipanema | Desenvolvimento deprojetos. | 2 | projeto |
| CrescePorto Alegre | Centrode Economia Popular da Restinga | Prédios e demaisinstalações. | 1 | prédios |
| CrescePorto Alegre | Construçãodo Mapa de DesenvolvimentoEconômico Urbano do Município | Mapa descritivo dasatividades econômicas no Município. | 1 | construçãodo mapa e atualizações |
| CrescePorto Alegre | Desenvolvimentodo Parque Industrial da Restinga | Estudos realizados. | 1 | estudos |
| CrescePorto Alegre | Fiscalizaçãodo Comércio Ilegal | Aumento do númerode equipamentos e fiscais treinados. | 60 | percentual |
| CrescePorto Alegre | MarketingTurismo | O destinoturístico competitivo, com visibilidade e identidade reforçada. | 25 | percentualde cumprimento de projeto |
| NOMEDO PROGRAMA | NOME DA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| CrescePorto Alegre | Incentivoao Turismo | Açãoadministrativa. |
| CrescePorto Alegre | PortoAlegre Rural Fomento à Produção e à Comercialização | Produçãoagrícola em Porto Alegre. | 1 | produção |
| CrescePorto Alegre | OfertaTurística Consolidação, Desenvolvimento e Qualificação | Oferta turísticadiversificada e qualificada. | 25 | percentualde cumprimento de projeto |
| CrescePorto Alegre | InformaçãoTurística Geração e Distribuição | Informaçãoturística gerada e distribuída. | 25 | percentualde cumprimento de projeto |
| CrescePorto Alegre | SistemaNacional de Emprego SINE | Inserção noMercado de Trabalho | 1.300 | pessoas |
| CrescePorto Alegre | Captaçãode Recursos de Investimentoe Relações Internacionais | Viabilização daexecução de projetos municipais, gerando mais emprego e renda, ampliando atributária. | 35 | milhõesde reais captados |
| CrescePorto Alegre | LinhaTurismo | Linha turismo. | 25 | percentualde ampliação do público atendido |
| CrescePorto Alegre | Serviçode Atenção ao Turismo | Atendimento nasnove unidades do Serviço de Atenção ao Turista. | 25 | percentualde público atendido |
| CrescePorto Alegre | CaminhosRurais de PortoAlegre | Roteiro turísticoCaminhos Rurais de Porto Alegre. | 25 | percentualde ampliação do número de turistas |
| CrescePorto Alegre | Turismoe as Relações Institucionaise Parcerias | Relaçõesinstitucionais consolidadas. | 25 | percentualde cumprimento de projeto |
| CrescePorto Alegre | Turismona Promoção, Apoio e Participação em Eventos | O destinoturístico Porto Alegre promovido. | 25 | percentualde cumprimento de projeto |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Administração-Geral DEP | Açãoadministrativa. |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Publicidade DEP | Açãoadministrativa. |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Redesenhode Processos Organizacionais SMS | Sistemasinformatizados eficazes. | 1 | sistema |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Aquisiçãode Equipamentos para Controle Ambiental | Aquisição deequipamentos. | 63 | unidades |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | PlanoDiretor Cicloviário | Plano Diretor. | 1 | plano |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | ObrasCorretivas | Intervençõesgeométricas e de pavimentação realizadas. | 10 | unidade |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | AuditoriaContábil | Atendimento dasnormas contábeis definidas para o Programa. | 1 | númerode auditorias |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | CondutoForçado Álvaro Chaves BID | CanalizaçãoPluvial. | 1.531 | metros |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Construçãoe Pavimentação de Vias Urbanas | Pavimentação. | 2.000 | metros |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Consultoria | Ações doPrograma. | 50 | percentual |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Indicadoresde DesenvolvimentoUrbano Georeferenciados | Indicadores dedesenvolvimento urbano georeferenciados. | 1 | sistemaimplantado |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Redesenhode Processos Organizacionais SMS | Processosredesenhados implantados. | 3 | númerode processos |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | Gerenciamentodo Programa | Conclusão doPrograma. | 30 | percentual |
| DesenvolvimentoMunicipal PDM | SistemaIntegrado da Administração Tributária SIAT | Aumento daarrecadação municipal. | 65 | percentualde desenvolvimento e implantação |
| GurizadaCidadã | AdministraçãoGeral SMJ | Açãoadministrativa. |
| GurizadaCidadã | Publicidade SMJ | Açãoadministrativa. |
| GurizadaCidadã | Juventudeem Foco | Evento. | 12 | reuniões |
| GurizadaCidadã | JovemVoluntário | Jovensvoluntários. | 500 | pessoas |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| GurizadaCidadã | AtividadesCulturais para Jovens | Estímulo àparticipação de jovens e organizações juvenis em programas e eventos que ofereçamoportunidade de educação, formação e desenvolvimento para a juventude, deformaatrativa e eficiente. | 10 | açõesdesenvolvidas |
| GurizadaCidadã | AtividadesDesportivas para Criançase Jovens | Jovens e criançasatendidos. | 674.300 | pessoas |
| GurizadaCidadã | Centrode Promoção da Juventude | Melhoria dacondição de acesso dos jovens ao mercado de trabalho pelo aumento de sua capacitação epela diminuição das barreiras existentes. | 2 | centroem operação |
| GurizadaCidadã | Escolade Circo | Atividades/atendimentos. | 8.000 | pessoas |
| GurizadaCidadã | Pró-Jovem | Aumento dasperspectivas de ascensão social dos jovens participantes. | 7.200 | jovensmatriculados |
| GurizadaCidadã | Tendada Juventude | Integração dajuventude a comemorações, campanhas ou acontecimentos de relevância na Cidade de PortoAlegre, incluindo atividades de caráter social, cultural, artístico e de lazer. | 60.000 | públicoparticipante |
| GurizadaCidadã | TrabalhoEducativo a Adolescentes | Adolescentesatendidos. | 1.315 | pessoas |
| GurizadaCidadã | TrabalhoEducativo a Adolescentes- FMAS |
| GurizadaCidadã | Trabalhopara a Juventude | Jovens atendidos. | 10.000 | pessoas |
| GurizadaCidadã | Inclusãode Rede de Atendimento a PPDs (PCDs e Surdos) | Crianças eadolescentes atendidos. | 2.296 | pessoas |
| GurizadaCidadã | Inclusãode Rede de Atendimentoa PPDs (PCDse Surdos) FMAS |
| GurizadaCidadã | Jovensque Conduzem | Capacitação eTreinamento. | 20 | pessoas |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Implantaçãode Unidades de Triagem de Resíduos Sólidos | Unidade de triagem. | 1 | unidadede triagem |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Açõesde Políticas Sociais | Pesquisa dediagnóstico. | 6.000 | pessoas |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | ApoioOperacional | Ações doPrograma. | 67 | percentual |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | AuditoriaContábil | Atendimento dasnormas contábeis definidas para o Programa. | 1 | númerode auditorias |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Criaçãoe Promoção da Cooperativa de Produção e Serviços | Cooperativa deprodução. | 1 | unidade |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Intervençõesde Urbanização | Unidadeshabitacionais produzidas. | 465 | nºde unidades habitacionais |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Implementaçãodo Centro Regional de Desenvolvimento | Centro Regional deDesenvolvimento. | 75 | capacidadeutilizada em percentual |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Mobilizaçãoe Organização Comunitária | Rede social dascomunidades articulada e capacitada. | 6.000 | pessoas |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Obrasde Recuperação do Sistemade Drenagem e Proteçãocontra as Cheias | Sistema deProteção. | 100 | percentual |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | ObrasViárias | Construção epavimentação de vias. | 7400 | metros |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Recuperação,Melhoria e Manutençãode Áreas de Lazer Existentes | Praça recuperada. | 1 | unidade |
| IntegradoEntrada da Cidade PIEC | Gerenciamentodo Programa | Ações doPrograma. | 45 | percentual |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Administração-Geral SMED Centralizada | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Publicidade SMED Centralizada | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Publicidade Especial | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ProjetoJovens Empreendedores | Qualificação dejovens trabalhadores/empreendedores. | 520 | jovensqualificados |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | CursinhoPopular | Jovens atendidos. | 900 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | InclusãoSocial, Cultural, Digital e Esportiva Ed. Especial | Profissionais ealunos. | 4.800 | númerode atendimentos |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | InclusãoSocial, Cultural, Digital e Esportiva Ed. Infantil | Profissionais ealunos. | 10.500 | númerode atendimentos |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | InclusãoSocial, Cultural, Digital e Esportiva Ens. Fundamental | Profissionais ealunos. | 43.080 | númerode atendimentos |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | InclusãoSocial, Cultural, Digital e Esportiva - Ens. Médio | Profissionais ealunos. | 1.680 | númerode atendimentos |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Ampliaçãoe Manutenção de Atendimento Escolar Especial | Escolarização einclusão social de crianças, jovens e adultos. | 946 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Ampliaçãoe Manutenção de Atendimento Escolar Fundamental | Escolarização einclusão social de crianças, jovens e adultos. | 54.114 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Ampliaçãoe Manutenção de Atendimento Escolar Infantil | Escolarização einclusão social de crianças. | 788 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Ampliaçãoe Manutenção de Atendimento Escolar Médio | Escolarização einclusão social de crianças, jovens e adultos. | 2.356 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ProjetoIntegrado de Atenção a Crianças e a Adolescentes em Situação de VulnerabilidadeSocial | Famílias,crianças e adolescentes atendidos. | 10.000 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Bondeda Cidadania | Jovens e criançasatendidas. | 480 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | CidadeEscola | Criançasusufruindo da plena cidadania. | 376 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ConversaçõesPedagógicas | Seminários ecursos. | 12.000 | participantes |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Vouà Escola | Criançaparticipante. | 6.000 | pessoas |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Apoioao Trabalhador emEducação | Trabalhadoratendido. | 5.000 | pessoas |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Inativos/Pensionistas SMED | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais SMED Administração-Geral | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais para o RPPS SMED Administração-Geral | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais SMED Ensino Regular | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais para o RPPS SMED EnsinoRegular | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais SMED Ensino Infantil | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais para o RPPS SMED EnsinoInfantil | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais SMED Ensino Especial | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais para o RPPS SMED Ensino Especial | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais SMED Ensino Médio | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | ObrigaçõesPatronais para oRPPS SMED Ensino Médio | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | OutrosBenefícios Previdenciários SMED | Açãoadministrativa. |
| NOMEDO PROGRAMA | NOME DA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | OutrosBenefícios Previdenciários Ensino Regular | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | OutrosBenefícios Previdenciários Educação Especial | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | OutrosBenefícios Previdenciários Educação Infantil | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Inativose Pensionistas Infantil | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Inativose Pensionistas Especial | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | Inativose Pensionistas Regular | Açãoadministrativa. |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | MultiplicandoConceito (Políticae Cidadania) | Formação. | 3 | eventos |
| Lugarda Crianca é na Família e na Escola | EscolaAcessível | Intervenção. | 1 | números |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Administração-Geral SMF | Açãoadministrativa. |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Publicidade SMF | Açãoadministrativa. |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Atualizaçãoe Modernização do Cadastro Imobiliário | Aumento da receitado Município. | 80 | percentualda taxa de cobertura do cadastro imobiliário residencial |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Implantaçãoda Controladoria-Geraldo Município | Eficiência docontrole interno. | 81 | percentualdo volume de processos que são objeto de controle |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Ampliaçãoda Arrecadação ISSQN | Implantação desistema. | 1 | unidade |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Melhorianos Processos deArrecadação | Arrecadaçãoaumentada. | 33 | percentual |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Programaçãode Redução de Perdas de Água | Redução deperdas. | 25 | percentual |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Açãopara a Redução daInadimplência | Inadimplênciareduzida. | 20 | percentualde inadimplência |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Setorizaçãodo Planejamento de Água e de Esgoto | Operaçãoplanejada regionalmente. | 25 | percentual |
| MaisRecursos, Mais Serviços | EncargosGerais EGM | Açãoadministrativa. |
| MaisRecursos, Mais Serviços | ObrigaçõesPatronais EGM | Açãoadministrativa. |
| MaisRecursos, Mais Serviços | EncargosEspeciais EGM | Açãoadministrativa. |
| MaisRecursos, Mais Serviços | DívidaInterna EGM | Açãoadministrativa. |
| MaisRecursos, Mais Serviços | DívidaExterna EGM | Açãoadministrativa. |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Fundode Iluminação Pública | Manutenção dailuminação pública. | atendera toda a população |
| MaisRecursos, Mais Serviços | PROCONMunicipal | Procon implantado. | 1 | unidade |
| MaisRecursos, Mais Serviços | Pagamentode Decisão do STF Referente ao Fundo de Previdência do Legislativo | Açãoadministrativa. |
| PortoAlegre da Mulher | Complementaçãoda Renda Familiar | Mulheres preparadaspara o mercado de trabalho. | 350 | pessoas |
| PortoAlegre da Mulher | Complementaçãode Renda Familiar Mulheres Negras e Mulheres Indígenas | Mulheres da etnianegra e indígena. | 300 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Administração-Geral DEMHAB | Açãoadministrativa. |
| Portoda Inclusão | Publicidade DEMHAB | Açãoadministrativa. |
| Portoda Inclusão | AdministraçãoGeral SMC | Açãoadministrativa. |
| Portoda Inclusão | Publicidade SMC | Açãoadministrativa. |
| Portoda Inclusão | InclusãoDigital Telecentros | Cursos deinformática com atividades complementares. | 75 | unidadesde telecentro em funcionamento |
| Portoda Inclusão | Imagens FUNCULTURA | Eventosrealizados/público atingido. | 45.001 | pessoas |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Portoda Inclusão | Eventospara PPDs | Pessoas comdeficiência orientadas. | 30.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Combateà Discriminação e Promoção da Igualdade Racial | Cursos,seminários, oficinas e conferências. | 13.700 | pessoas |
| Portoda Inclusão | QualificaçãoProfissional Planteq | Treinamento equalificação profissional. | 650 | pessoas |
| Portoda Inclusão | ArtesPlásticas | Eventosrealizados/público atingido. | 45.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Auxílioàs Entidades Estaduais de Direção do Desporto Olímpico e Amador com Sede nesta Capital | Implantação dadiretriz e das metas. | 50 | diretrizese metas |
| Portoda Inclusão | ÁguaCerta | Eliminar acontaminação da água. | 4.000 | famíliasatendidas |
| Portoda Inclusão | Carnavale Universidade Populardo Carnaval | Eventorealizado/público atingido. | 215.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Casasde Emergência | Casas deemergência fornecidas. | 400 | nºde casas de emergência |
| Portoda Inclusão | DemocratizaçãoCultural | Eventorealizado/público atingido. | 34.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | DemocratizaçãoCultural Funcultura | Eventorealizado/público atingido. | 180.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Semanade POA | Eventorealizado/público atingido. | 30.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Usinado Gasômetro | Eventosrealizados/público atingido. | 80.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Família,Apoio e Proteção | Famíliasatendidas. | 72.232 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Família,Apoio e Proteção FMAS |
| Portoda Inclusão | Fomentoao Trabalho de Artesanato | Cursosrealizados/semana. | 17 | cursos/semana. |
| Portoda Inclusão | Fomentoà Produção Cultural | Projeto financiado. | 50 | projetos |
| Portoda Inclusão | Definiçãode Áreas para Habitação de Interesse Social | Detalhamento doPlano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental. | 50 | percentual |
| Portoda Inclusão | AtividadesDesportivas | Projetos apoiados. | 8 | projetos |
| Portoda Inclusão | Incentivoao Cooperativismo | Lotes urbanizadoscom infra-estrutura. | 590 | númerode lotes urbanizados com infra-estrutura |
| Portoda Inclusão | Livroe Literatura | Eventorealizado/público atingido. | 25.000 | pessoas |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Portoda Inclusão | Nativismoe Manifestações Populares | Eventorealizado/público atingido. | 500.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | PortoAlegre em Cena | Eventorealizado/público atingido. | 20.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | ProjetosHabitacionais | Unidadeshabitacionais produzidas. | 601 | nºde unidades habitacionais |
| Portoda Inclusão | QualificaçãoProfissional de Cidadãos de Baixa Renda nos Moldes do PETC | Qualicação decidadãos para o mercado de trabalho. | 740 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Reurbanizaçãode Áreas Ocupadas | Áreasregularizadas. | 12 | númerode áreas regularizadas |
| Portoda Inclusão | RegularizaçãoFundiária Judicial | Ocupantesnotificados. | 500 | imóveis |
| Portoda Inclusão | Promoçãoda Inclusão Produtiva | Adultos emsituação de rua atendidos. | 250 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Promoçãoda Inclusão Produtiva FMAS |
| Portoda Inclusão | TeatroAberto | Eventorealizado/público atingido. | 40.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Geraçãode Renda Via Coleta Seletiva | Posto de triagem ecentral de comercialização. | 100 | percentualde implantação dos projetos |
| Portoda Inclusão | Atendimentoà População Adulta | Adultos atendidos. | 943 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Atendimentoà População Adulta FMAS |
| Portoda Inclusão | Inativos/Pensionistas FASC | Açãoadministrativa. |
| Portoda Inclusão | Inativos/Pensionistas DEMHAB | Açãoadministrativa. |
| Portoda Inclusão | OutrosBenefícios Previdenciários FASC | Açãoadministrativa. |
| Portoda Inclusão | OutrosBenefícios Previdenciários DEMHAB | Açãoadministrativa. |
| Portoda Inclusão | Imagens FUNPAHC | Eventosrealizados/público atingido. | 45.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Música | Eventosrealizados/público atingido. | 40.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | CadastroÚnico de Programas Sociais | População dePorto Alegre que esteja dentro do perfil Programa Cadastro Único. | 60.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | CadastroÚnico de Programas Sociais FMAS |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Portoda Inclusão | SistemaIntegrado de Inclusão Social | Unidades deatendimento. | 17 | número |
| Portoda Inclusão | CoralInclusivo | Formação Cultural | 20 | pessoas |
| Portoda Inclusão | JogosParadesportivos de Porto Alegre | Eventos demodalidade paradesportiva. | 6 | númerode eventos paradesportivos |
| Portoda Inclusão | TrabalhoAssistido | Oficinas deProdução. | 3 | númerode oficinas |
| Portoda Inclusão | DeficienteProdutivo | Eventos. | 3 | númerode eventos |
| Portoda Inclusão | Atendimentoda Defesa Civil | Pessoas Atendidas. | 600 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Implantaçãoe Manutenção doSistema Municipal de SegurançaAlimentar, Nutricional Sustentável SIMSANS | Promoção, garantia e defesa do direitohumano à alimentação e à nutrição. | 17.000 | pessoas |
| Portoda Inclusão | Implantaçãoe Manutenção do Sistema Municipal de Segurança Alimentar, Nutricional Sustentável SIMSANS FMAS |
| Portodo Futuro | Administração-Geral SEACIS | Açãoadministrativa. |
| Portodo Futuro | Publicidade SEACIS | Açãoadministrativa. |
| Portodo Futuro | Prospecçãode Projetos Urbanos | Relatóriostécnicos e planos de trabalho. | 2 | documentos |
| Portodo Futuro | PlanoDiretor de Drenagem Urbana | Estudo. | 10 | Sub-baciashidrográficas |
| Portodo Futuro | Gerenciamentodo Planejamento e do Desenvolvimento Urbano | Planos e Programas. | 40 | percentual |
| Portodo Futuro | PlanoDiretor de Acessibilidade | Estudo eelaboração de Plano. | 1 | número |
| Portodo Futuro | Certificaçãode Acessibilidade | Estudo eelaboração de leis e certificação. | 1 | número |
| Portodo Futuro | Selode Acessibilidade | Estudo eelaboração de leis e planos. | 1 | número |
| Portodo Futuro | Sinalizaçãoe Imobiliário Urbano | Estudo eimplantação de dispositivos. | 1 | número |
| Portodo Futuro | Pesquisae Assessoria em Acessibilidade e Inclusão Social | Desenvolvimento depesquisa. | 1 | número |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Portodo Futuro | Arquiteturacom Acessibilidade | Convênio. | 1 | número |
| PortoVerde | Administração-Geral SMAM | Açãoadministrativa. |
| PortoVerde | Administração-Geral SMAM Fundo Pró-Ambiente | Açãoadministrativa. |
| PortoVerde | Publicidade SMAM | Açãoadministrativa. |
| PortoVerde | Revisãodo Plano de Manejo da Reserva Biológica do Lami e Elaboração do Plano de Manejo da Zonade Amortecimento. | Plano de Manejo. | 50 | percentual |
| PortoVerde | Conservaçãode Áreas de Preservação Permanente | Municipalizaçãoda área gravada para o Parque do Arroio do Salso, conforme a Lei Complementar nº 434, de1º de dezembro de 1999 PDDUA , e alterações posteriores. | 30 | percentual |
| PortoVerde | Memóriada Cidade FUMPAHC | Eventorealizado/público atingido. | 10.000 | pessoas |
| PortoVerde | Restauraçãodo Patrimônio Artístico FUMPAHC | Obrasrestauradas/recuperadas. | 30 | Obras |
| PortoVerde | EducaçãoAmbiental | Populaçãoconscientizada. | 25 | percentual |
| PortoVerde | Recuperaçãodos Arroios do Município de Porto Alegre | Qualificaçãoambiental dos arroios. | 25 | percentual |
| PortoVerde | Qualificaçãoe Manutenção dos Parques, Praças e Jardins da Cidade | Parques e praçasem boas condições de uso. | 25 | percentual |
| Socioambiental | EncargosEspeciais DMLU | Açãoadministrativa. |
| Socioambiental | Administração-Geral DMLU | Açãoadministrativa. |
| Socioambiental | Publicidade DMLU | Açãoadministrativa. |
| Socioambiental | CoordenaçãoJunto ao Órgão Financeiro | Ações doPrograma. | 50 | percentual |
| Socioambiental | Melhoriada Qualidade das Águas Sistema de Esgoto Sanitário | Recursos hídricosde boa qualidade. | 40 | percentualdo empreendimento |
| Socioambiental | Obrasdo Projeto de Proteção Contra as Cheias no Sistema Cavalhada | Sistema deProteção. | 50 | percentual |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Socioambiental | Projetode Habitação de InteresseSocial | Unidadeshabitacionais produzidas. | 384 | númerode unidades habitacionais |
| Socioambiental | LimpezaUrbana | Cidade Limpa. | atendertoda a população |
| Socioambiental | Inativos/Pensionistas DMLU | Açãoadministrativa. |
| Socioambiental | OutrosBenefícios Previdenciários DMLU | Açãoadministrativa. |
| Socioambiental | DívidaInterna DMLU | Açãoadministrativa. |
| Socioambiental | ObrigaçõesPatronais DMLU | Açãoadministrativa. |
| Socioambiental | ObrigaçõesPatronais para o RPPS DMLU | Açãoadministrativa. |
| Vivao Centro | Administração-Geral SPM | Açãoadministrativa. |
| Vivao Centro | Publicidade SPM | Açãoadministrativa. |
| Vivao Centro | MercadoPúblico Central FUNMERCADO | Revitalizaçãointerna e externa do Mercado Público Central de Porto Alegre. | 2 | açõesde revitalização |
| Vivao Centro | Elaboraçãodo Plano Diretor do Centro | Plano estratégico. | 1 | plano |
| Vivao Centro | Hortocentro | Hortocentro. | 1 | revitalizaçãoe conservação |
| Vivao Centro | ProjetoMonumenta | Obras realizadas. | 12 | unidade |
| Vivao Centro | CentroPopular de Compras | Centro Popular deCompras implantado. | 75 | reordenamentodo comércio no centro de Porto Alegre em percentual |
| Vivao Centro | FundoMonumenta | Emfase deimplantação. | 1 | emfase de implantação |
| VizinhançaSegura | AdministraçãoGeral SMDHSU | Açãoadministrativa. |
| VizinhançaSegura | Publicidade SMDHSU | Açãoadministrativa. |
| VizinhançaSegura | CircuitoNoturno | Jovens atendidos. | 45.000 | pessoas |
| VizinhançaSegura | Integraçãocom a Secretaria de Justiça e Segurança | Integração. | 25 | percentualde integração |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| VizinhançaSegura | Projetode Inclusão Digital ProgramaTelecentros | Cursos de informática com atividadescomplementares voltadas ao desenvolvimento individual. | 75 | unidadesde telecentro em funcionamento |
| VizinhançaSegura | Centrode Referência às Vítimasde Violência CRVV | Número deatendimentos número de palestras e oficinas. | 1.200 | númerode atendimentos e pessoas beneficiadas |
| VizinhançaSegura | Cidadaniae Paz | Palestras eoficinas. | 2.302 | númerode participantes nas palestras, cursos e oficinas |
| VizinhançaSegura | Difusãodos Conceitos de Defesa Civil Projeto Escola | Jovens treinados. | 1.920 | alunos |
| VizinhançaSegura | Escolade Formação da GuardaMunicipal | Qualificação doefetivo da Guarda Municipal. | 400 | númerode servidores qualificados |
| VizinhançaSegura | Escolade Formação em DireitosHumanos | Cursos, palestras,seminários, conferências e oficinas. | 1.000 | pessoasbeneficiadas |
| VizinhançaSegura | Modernizaçãoda Guarda Municipal | Modernização equalificação da Guarda Municipal. | 22 | percentualde modernização e de servidores qualificados |
| VizinhançaSegura | VizinhançaSegura | Banco de dados daGM. | 25 | Percentualde levantamento de dados |
| GestãoTotal | Administração-Geral GP | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Administração-Geral PGM | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Administração-Geral DMAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Administração-Geral SMGAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Administração-Geral SMA | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Administração-Geral PREVIMPA | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Publicidade GP | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Publicidade PGM | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Publicidade DMAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Publicidade SMGAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Publicidade SMAM | Açãoadministrativa. |
| NOMEDO PROGRAMA | NOME DA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| GestãoTotal | Publicidade PREVIMPA | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | ProgramaMunicipal de Saúde Vocal | Servidoresatendidos. | 25 | percentual |
| GestãoTotal | Atendimentoà Saúde do Servidor | Servidoresatendidos. | 10.000 | pessoas |
| GestãoTotal | Automaçãode Processos | Processosautomatizados. | 50 | percentual |
| GestãoTotal | Escolade Gestão | Cursos decapacitação. | 95 | quantidadede cursos |
| GestãoTotal | GestãoIntegrada | Cumprimento demetas. | 75 | percentual |
| GestãoTotal | Implantaçãodo Geoprocessamento (Base Cartográfica) | Sistema deGeoprocessamento. | 1 | sistema |
| GestãoTotal | Implementaçãodo Sistema de Monitoramento | Relatórios eprogramas. | 2 | documentos |
| GestãoTotal | Desenvolvimentode Relações Institucionais | Redesenho deprocesso. | 50 | percentual |
| GestãoTotal | Modernizaçãodos Sistemas Informatizados | Sistemasinformatizados. | 33 | percentual |
| GestãoTotal | Motivaçãodos Colaboradores | Colaboradoresmotivados. | 625 | quantidadede pessoas |
| GestãoTotal | Qualidadee Produtividade | Processosqualificados. | 33 | Percentual |
| GestãoTotal | RevisãoOrganizacional de Processosnas Secretarias e Órgãos | Formalização dosnovos organogramas/operação dos novos fluxos dos processos de RH. | 6 | númerode órgãos (2/ano)/número de processo de RH revisados (4/ano) |
| GestãoTotal | UniversidadeCorporativa/ Capacitaçãodos Colaboradores | Funcionáriosqualificados. | 625 | percentual |
| GestãoTotal | Inativos/Pensionistas Legislativo | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | OutrosBenefícios Previdenciários Legislativo | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Inativos/Pensionistas AdministraçãoDireta | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | OutrosBenefícios Previdenciários AdministraçãoDireta | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Atençãoà Qualidade de Vida dos Servidores | Projetos e açõesde melhoria da qualidade de vida do servidor. | 25 | percentualde ações implementadas no ano |
| GestãoTotal | Reaparelhamentoe Modernização da PGM | Processosinformatizados. | 50 | percentual |
| NOMEDO PROGRAMA | NOME DA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| GestãoTotal | Inativos/Pensionistas DMAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | OutrosBenefícios Previdenciários DMAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | ObrigaçõesPatronais DMAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | DívidaInterna DMAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | ObrigaçõesPatronais para o RPPS DMAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | EncargosEspeciais DMAE | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | EncargosEspeciais PREVIMPA | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | ObrigaçõesPatronais PREVIMPA | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | ObrigaçõesPatronais para o RPPS PREVIMPA | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | EncargosEspeciais DEMHAB | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | ObrigaçõesPatronais DEMHAB | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | ObrigaçõesPatronais para o RPPS DEMHAB | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | DívidaInterna DEMHAB | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Inativos PREVIMPA | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | OutrosBenefícios Previdenciários PREVIMPA | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | CompensaçãoFinanceira Previdenciária COMPREV | Açãoadministrativa. |
| GestãoTotal | Reservado RPPS | Açãoadministrativa. |
| Governança SolidáriaLocal | AdministraçãoGeral SMCPGL | Açãoadministrativa. |
| Governança SolidáriaLocal | RelaçõesComunitárias | Elaboração dosPlanos de Ação Regionais junto aos Fóruns Regionais de Planejamento, conforme a LeiComplementar nº 434, de 1º de dezembro de 1999 PDDUA , e alteraçõesposteriores. | 8 | planode ação regional |
| Governança SolidáriaLocal | Acompanhamentodo Processo de Gestão das Governanças Solidárias Locais | Pesquisas. | 3 | unidade |
| NOMEDO PROGRAMA | NOMEDA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| Governança SolidáriaLocal | Formação,Capacitação e Educação Continuada para as GSLs | Cursos eseminários. | 6.000 | pessoas |
| Governança SolidáriaLocal | Melhoriado Atendimento ao Usuário | Usuáriosatisfeito. | 15 | percentual |
| Governança SolidáriaLocal | GestãoDemocrática do Plano Diretor | Regulamentação eimplantação dos canais de participação. | 30 | percentual |
| Governança SolidáriaLocal | Sensibilizaçãoe Capacitação | Cursos eseminários. | 30 | pessoas |
| Governança SolidáriaLocal | Agentesda Transformação | AgentesJovens de Desenvolvimento Local capacitados. | 70 | agentesjovens de desenvolvimento local capacitados |
| Governança SolidáriaLocal | AuxílioFinanceiro a Entidades | Auxílio acrianças e a adolescentes FMCA. | 100 | percentual |
| Governança SolidáriaLocal | DefesaCivil | Cidadão. | 20.000 | pessoas |
| OrçamentoParticipativo | Realizaçãodo Ciclo do OrçamentoParticipativo | Aumento de pessoasno processo do OP. | 25.000 | pessoasparticipantes |
| OrçamentoParticipativo | FinanciamentoLocal URBAL | Implantação doSistema Intermunicipal de Capacitação em Planejamento e Gestão Local Participativa. | 1 | unidade |
| OrçamentoParticipativo | Publicidade SMCPGL | Açãoadministrativa. |
| OrçamentoParticipativo | Planejamentoe Programação Orçamentária | Elaboração,avaliação e acompanhamento do PPA, LDO, LOA, Plano de Investimentos. | 3 | peçasorçamentárias |
| Reservade Contingência | Reservade Contingência | Açãoadministrativa. |
ANEXO IA |
| METAS E PRIORIDADES DACÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE |
| NOMEDO PROGRAMA | NOME DA AÇÃO | PRODUTO | METAP/ 2007 | UNIDADEDE MEDIDA |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Transformaçãodas 06 (seis) Salas das Comissões Permanentes em 03 (três) Salas de Reuniões Ampliadase Reformadas e Disponibilização de 06 (seis) Salas Menores para as Secretarias dasComissões Permanentes | Salas de reuniõesampliadas e reformadas e salas de secretarias de Comissões. | 3salas de reuniões e 6 salas de secretarias | salasde reuniões e de secretarias |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Recuperaçãodos Anais da Câmara Municipal de Porto Alegre | Recuperação deanais. | 24 | mesesde anais recuperados |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Convêniocom a UFRGS/Faculdade de Biblioteconomia e Documentação para Catalogação ede Dados Bibliográficos e legais em Sistema Informatizado, Mediante BolsasEstudantes de Biblioteconomia | Dadosbibliográficos e dados legais informatizados. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Continuidadedas Obras do Palácio Aloísio Filho | Cumprir o programade obras do ano. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | AtividadeLegislativa | Operacionalidade daCMPA. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Publicidade | Publicaçõeslegais e institucionais. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Processamentode Dados | Manter aoperacionalidade do sistema. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Auxílioà Alimentação | Funcionárioatendido. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Vale-Transporte | Funcionárioatendido. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | BenefíciosAssistenciais | Auxílio-creche eauxílio-funeral. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | ObrigaçõesPatronais | Encargos patronais. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | AtividadesCulturais | Atividadesculturais da CMPA. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Encargosde Previdência | Encargosprevidenciários. | 100 | percentual |
Câmara Municipal de Porto Alegre | OutrosBenefícios Assistenciais | Assistênciamédica. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | Semanada ConsciênciaNegra | Realização deatividade cultural específica. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | ConcursoSioma Breitman de Fotografia | Realização deatividade cultural específica. | 100 | percentual |
| CâmaraMunicipal de Porto Alegre | FundoDemocrático de Desenvolvimento Municipal | Desenvolvimentomunicipal. | 100 | percentual |
PREFEITURAMUNICIPAL DE PORTO ALEGRE |
LEI DEDIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS |
ANEXO II - DEMETAS FISCAIS |
2007 |
| | | | | | | | | |
LRF, art. 4º, § 2º, inc. II. | 149.233.157.172 | | | | | | | | R$1,00 |
| ESPECIFICAÇÃO | 2007 | 2008 | 2009 |
| VALOR CORRENTE (A) | VALOR CONSTANTE | % PIB(A) | VALOR CORRENTE (B) | VALOR CONSTANTE | % PIB(B) | VALOR CORRENTE (C) | VALOR CONSTANTE | % PIB(C) |
| | | | | | | | | |
| Receita Total | 2.681.501.531 | 2.566.275.750 | 0,015 | 2.798.414.998 | 2.566.275.750 | 0,015 | 2.918.187.160 | 2.566.275.750 | 0,013 |
Receitas Não-Financeiras| 2.565.151.479 | 2.454.925.332 | 0,015 | 2.676.992.083 | 2.454.925.332 | 0,015 | 2.789.738.776 | 2.453.317.275 | 0,013 | |
| Despesa Total | 2.681.501.531 | 2.566.275.750 | 0,015 | 2.798.403.518 | 2.566.265.223 | 0,015 | 2.918.175.189 | 2.566.265.223 | 0,013 |
| Despesas Não-Financeiras(II) | 2.563.801.479 | 2.453.633.342 | 0,015 | 2.657.249.714 | 2.436.820.667 | 0,014 | 2.770.980.001 | 2.436.820.667 | 0,013 |
| Resultado Primário (I-II) | 1.350.000 | 1.291.990 | 0,000 | 19.742.370 | 18.104.665 | 0,000 | 18.758.775 | 16.496.608 | 0,000 |
| Resultado Nominal | -56.587.192 | -54.155.605 | 0,000 | -4.775.091 | -4.378.979 | 0,000 | -41.645.281 | -36.623.174 | 0,000 |
| Dívida Pública Consolidada | | 699.056.828 | 0,004 | 725.649.669 | 665.454.248| 0,004 | 683.714.270 | 601.263.475 | 0,003 | | |
| Dívida Consolidada Líquida | 576.277.912 | 551.514.893 | 0,003 | 571.502.821 | 524.094.472| 0,003 | 529.857.540 | 465.960.709 | 0,002 | |
| | | | | | | | | |
| | | | | | | | | |
Nota: | | | | | | | | | |
| Variável | 2007 | 2008 | 2009 | | | | | | |
| Projeção do PIB/RS | 175.060.000.000 | 184.450.000.000 | 218.850.000.000 | | | | | | |
PREFEITURAMUNICIPAL DE PORTO ALEGRE |
LEI DEDIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS |
ANEXO II - DEMETAS FISCAIS |
AVALIAÇÃO DOCUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR |
2007 |
| | | | | | |
| | | | | | |
As MetasFiscais para o exercício de 2005 foram aprovadas pela Lei Municipal nº 9.849, de 10 deoutubro de 2005, cujo demonstrativo apresenta as metas previstas e suas realizações,avaliando-as em percentuais: |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
LRF, art. 4º, §2º, inc. I. | | | | | R$ 1,00 |
| ESPECIFICAÇÃO | I - Metas Previstas em 2005 | % PIB | II - Metas Realizadas em 2005 | % PIB | Variação ( II - I ) |
| Valor | % |
| | | | | | |
| ReceitaTotal | 2.037.411.680 | 1,37 | 2.029.967.770 | 1,36 | -7.443.910 | -0,37 |
| ReceitasNão-Financeiras (I) | 1.913.726.000 | 1,28 | 1.976.997.333 | 1,32 | 63.271.333 | 3,31 |
| DespesaTotal | 2.151.614.180 | 1,44 | 1.994.861.973 | 1,34 | -156.752.207 | -7,29 |
| DespesasNão-Financeiras(II) | 1.958.938.000 | 1,31 | 1.889.508.735 | 1,27 | -69.429.265 | -3,54 |
| ResultadoPrimário (I-II) | -45.212.000 | -0,03 | 87.488.598 | 0,06 | 132.700.598 | -293,51 |
| ResultadoNominal | 78.877.000 | 0,05 | -64.619.380 | -0,04 | -143.496.380 | -181,92 |
| DívidaPública Consolidada | 584.245.000 | 0,39 | 617.816.485 | 0,41 | 33.571.485 | 5,75 |
| DívidaConsolidada Líquida | 545.713.000 | 0,37 | 481.093.581 | 0,32 | -64.619.419 | -11,84 |
| | | | | | |
Fonte: PIB/RS -R$ 149.233.157.172 (valor projetado). | | | | |
BalançoConsolidado Exercício 2005 | | | | | |
RelatórioResumido da Execução Orçamentária - SMT/GIT/SDO | | | |
ANEXO II
Analisando o quadro anterior, temos a tecer os seguintes comentários:
RECEITA TOTAL
A receita total para o exercício econômico-financeiro de 2005 foi projetada em R$2.037.411.680,00 (dois bilhões, trinta e sete milhões, quatrocentos e onzeseiscentos e oitenta reais), sendo que a receita efetivamente arrecadada foi da ordem deR$ 2.029.967.770,00 (dois bilhões, vinte e nove milhões, novecentos e sessenta e setemil, setecentos e setenta reais), representando uma variação, para menos,de R$7.443.910,00 (sete milhões, quatrocentos e quarenta e três mil, novecentosou seja, -0,37% (menos zero vírgula trinta e sete por cento).
Em termos de projeção de valores dessa magnitude, tal diferença é absolutamenteinsignificante.
Analisando, ainda, sob a ótica das categorias econômicas, observa-se que as receitascorrentes, estimadas em R$ 1.999.132.552,00 (um bilhão, novecentos e noventa e novemilhões, cento e trinta e dois mil, quinhentos e cinqüenta e dois reais),tiveram umincremento de R$ 59.877.165,00 (cinqüenta e nove milhões, oitocentos e setenta e setemil, cento e sessenta e cinco reais), representando 3,00% (três por cento)receitas de capital, estimadas em R$ 99.160.771,54 (noventa e nove milhões, cento esessenta mil, setecentos e setenta e um reais e cinqüenta e quatro centavos), mostraramuma diferença a menor da ordem de R$ 68.305.185,00 (sessenta e oito milhões, trezentos ecinco mil, cento e oitenta e cinco reais), o que representa -68,88% (menosvírgula oitenta e oito por cento). Tal decréscimo concentra-se, basicamente, naestimativa das operações de crédito, haja vista que, do valor previsto, entrou noscofres municipais 25,48% (vinte e cinco vírgula quarenta e oito por cento).
RECEITAS NÃO-FINANCEIRAS
Excluindo-se as receitas Remuneração de Depósitos Bancários, OperaçõesdeCréditos, Alienação de Bens e Amortização de Empréstimos, chega-se ao total dasreceitas não-financeiras.
Para este conjunto de receitas, foi projetada a importância de R$ 1.913.726.000,00 (umbilhão, novecentos e treze milhões, setecentos e vinte e seis mil reais),arrecadando-sea quantia de R$ 1.976.997.333,00 (um bilhão, novecentos e setenta e seis milhões,novecentos e noventa e sete mil, trezentos e trinta e três reais), com umapositiva de R$ 63.271.333,00 (sessenta e três milhões, duzentos e setentae um mil,trezentos e trinta e três reais), equivalente a 3,31% (três vírgula trintacento). Tais dados mostram que as receitas não-financeiras tiveram um crescimento alémdo projetado, com destaque para a receita de impostos municipais, cujo incremento foi de15,83% (quinze vírgula oitenta e três por cento).
DESPESA TOTAL
A despesa total para o exercício econômico-financeiro de 2005 foi projetada em R$2.151.614.180,00 (dois bilhões, cento e cinqüenta e um milhões, seiscentosmil, cento e oitenta reais), sendo que a despesa liquidada foi da ordem de1.994.861.973,00 (um bilhão, novecentos e noventa e quatro milhões, oitocentos esessenta e um mil, novecentos e setenta e três reais), representando uma variação, paramenos, de R$ 156.752.207,00 (cento e cinqüenta e seis milhões, setecentose cinqüenta edois mil, duzentos e sete reais), ou seja, -7,29% (menos sete vírgula vinte e nove porcento).
Grande parte dessa diferença concentra-se no grupo Investimentos Financiados comRecursos Externos, cuja expectativa de ingresso não se confirmou no exercício.Observa-se que, do total fixado de R$ 194.512.000,00 (cento e noventa e quatro milhões,quinhentos e doze mil reais), foi liquidada a importância de R$ 105.596.768,82 (cento ecinco milhões, quinhentos e noventa e seis mil, setecentos e sessenta e oito reais eoitenta e dois centavos), representando uma diferença de R$ 88.915.231,08(oitenta e oitomilhões, novecentos e quinze mil, duzentos e trinta e um reais e oito centavos).
Outrossim, devido ao grande volume de Restos a Pagar, bem como despesasanteriores, foi indispensável um rigoroso controle orçamentário-financeiro, ensejandocontingenciamentos de despesa, de forma a manter, durante o exercício, o equilíbrioentre a receita arrecadada e a despesa realizada.
DESPESAS NÃO-FINANCEIRAS
Excluindo-se as despesas com os serviços da dívida juros e amortização, chega-se ao total das despesas não-financeiras.
Para este conjunto de despesas, foi projetada a importância de R$ 1.958.938.000,00 (umbilhão, novecentos e cinqüenta e oito milhões, novecentos e trinta e oitomil reais),liquidando-se a quantia de R$ 1.889.508.735,00 (um bilhão, oitocentos e oitenta e novemilhões, quinhentos e oito mil, setecentos e trinta e cinco reais), com uma variaçãonegativa de R$ 69.429.265,00 (sessenta e nove milhões, quatrocentos e vinte e nove mil,duzentos e sessenta e cinco reais), equivalente a -3,54% (menos três vírgula cinqüentae quatro por cento). Tais dados mostram que, do total dessas despesas, nãoa importância de R$ 69.429.265,00 (sessenta e nove milhões, quatrocentos emil, duzentos e sessenta e cinco reais), concentrada, principalmente, em investimentosoriundos de operações de crédito que não se configuraram no exercício.
RESULTADO PRIMÁRIO
A meta de Resultado Primário para 2005 foi da ordem de -R$ 45.212,00 (menos quarenta ecinco mil, duzentos e doze reais). Já o valor apurado no final do exercícioeconômico-financeiro foi da ordem de R$ 87.488.598,00 (oitenta e sete milhões,quatrocentos e oitenta e oito mil, quinhentos e noventa e oito reais), comprovando oempenho da Prefeitura em retomar indicadores positivos, de forma a honraros compromissosassumidos com a dívida pública vencida e vincenda e, ainda, recuperar a sua capacidadede investimentos.
Outrossim, é importante registrar que, nos exercícios de 2003 e 2004, foram acusadosResultados Primários, respectivamente, da ordem de R$ 35.564,00 (trinta ecinco mil,quinhentos e sessenta e quatro reais) e R$ 80.772,00 (oitenta mil, setecentos e setenta edois reais) negativos, resultados esses que fecharam, temporariamente, asportas daPrefeitura para novos financiamentos.
RESULTADO NOMINAL
A meta de Resultado Nominal visa à demonstração do crescimento da dívida públicaconsolidada líquida, deduzidos desse cálculo os valores disponíveis e os haveresfinanceiros.
A meta projetada foi de R$ 78.877.000,00 (setenta e oito milhões, oitocentos e setentae sete mil reais), enquanto a meta apurada, no final do exercício de 2005,64.619.380,00 (menos sessenta e quatro milhões, seiscentos e dezenove mil,oitenta reais), apresentando uma diferença de -R$ 143.496.380,00 (menos cento e quarentae três milhões, quatrocentos e noventa e seis mil, trezentos e oitenta reais). A meta,indubitavelmente, foi completamente oposta àquela projetada na Lei de DiretrizesOrçamentárias.
A não-realização de novos financiamentos, em razão dos resultados nominaisalcançados nos anos anteriores, bem como a baixa variação cambial verificada noexercício, haja vista que a previsão havia sido delimitada pelo dólar, foidecisivo para essa redução.
DÍVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA
A meta fixada em 2005 foi de R$ 584.245.000,00 (quinhentos e oitenta equatro milhões,duzentos e quarenta e cinco mil reais), enquanto a realizada foi de R$ 617.816.484,55(seiscentos e dezessete milhões, oitocentos e dezesseis mil, quatrocentose oitenta equatro reais e cinqüenta e cinco centavos). A operação aritmética mostra umcrescimento nominal de R$ 33.571.484,55 (trinta e três milhões, quinhentosum mil, quatrocentos e oitenta e quatro reais e cinqüenta e cinco centavos) no período,descontados os valores amortizados, ou seja, o crescimento nominal da dívida consolidadafoi de 5,75% (cinco vírgula setenta e cinco por cento).
Outrossim, o valor contabilizado como dívida pública consolidada teve também seuvalor aplacado em razão da baixa variação cambial verificada no exercício.
DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA
A dívida consolidada líquida teve uma variação negativa de R$ 64.619.419,00(sessenta e quatro milhões, seiscentos e dezenove mil, quatrocentos e dezenove reais).Além dos fatores acima já explicados, contribuiu sobremaneira para a sensível reduçãoobservada o fato do alto volume das disponibilidades financeiras apuradasno balançopatrimonial.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE |
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS |
ANEXO II - DE METAS FISCAIS |
EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO |
2007 |
| | | | | | |
LRF, art.4º, § 2º, inciso III | | | | | | R$1,00 |
| PATRIMÔNIO LÍQUIDO | 2.005 | % | 2.004 | % | 2.003 | % |
PATRIMÔNIO/CAPITAL | 1.087.133.063 | 100 | 979.636.806 | 100 | 912.979.176 | 100 |
RESERVAS | 0 | | 0 | | 0 | |
RESULTADO ACUMULADO | 0 | | 0 | | 0 | |
| TOTAL | 1.087.133.063 | 100 | 979.636.806 | 100 | 912.979.176 | 100 |
| | | | | | |
FONTE: BALANÇO PATRIMONIAL CONSOLIDADO2003, 2004 E 2005 | | | |
PREFEITURAMUNICIPAL DE PORTO ALEGRE |
LEI DEDIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS |
ANEXO II - DEMETAS FISCAIS |
2007 |
ORIGEM EAPLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS |
LRF, art. 4º, § 2º, inc. III. | | | R$1,00 |
| RECEITAS REALIZADAS | 2005 | 2004 | 2003 |
RECEITAS DE CAPITAL | 3.398.821 | 26.265.439 | 5.451.168 |
ALIENAÇÃO DE ATIVOS | 3.398.821 | 26.265.439 | 5.451.168 |
ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS | 3.398.821 | 23.212.543 | 5.451.168 |
ALIENAÇÃO DE BENS IMÓVEIS | | 3.052.895 | |
| TOTAL ( I ) | 3.398.821 | 26.265.439 | 5.451.168 |
| | | |
| DESPESAS LIQUIDADAS | 2005 | 2004 | 2003 |
APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS | | | |
DESPESAS DE CAPITAL | 177.967.213 | 201.684.258 | 37.210.476 |
INVESTIMENTOS | 105.596.769 | 144.795.636 | |
INVERSÕES FINANCEIRAS | 6.000.000 | 11.673.586 | |
AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA | 66.370.444 | 45.215.036 | 37.210.476 |
DESP. CORRENTES DO REG. PREVIDÊNCIA | | | |
REG. PRÓPRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS | - | - | - |
| TOTAL ( II ) | 177.967.213 | 201.684.258 | 37.210.476 |
| TOTAL FINANCEIRO ( III ) = ( I - II ) | (174.568.391) | (175.418.819) | (31.759.308) |
| | | |
Fonte: SDO-GIT/SMF | | | |
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DOMUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE PREVIMPA
Avaliação da Situação Financeira e Atuarial do RPPS
O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Porto Alegre é geridopelo Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município dePorto Alegre PREVIMPA , entidade autárquica que, com os dispositivosestabelecidos pela Lei Complementar nº 478, de 26 de setembro de 2002, possui doisregimes financeiros: o de repartição simples e o de capitalização. O primeiroaplica-se aos beneficiários de aposentadorias e pensões deixadas pelos aposentados naedição dessa Lei e aos atuais servidores ativos que tenham ingressado no Município, emcargo de provimento efetivo, anteriormente a 10 de setembro de 2001. O segundo éaplicável aos servidores que ingressaram em cargo de provimento efetivo nopartir de 10 de setembro de 2001.
As contribuições ao RPPS obedecem ao estabelecido na legislação em vigor, sendo queo servidor contribui com 11% (onze por cento) de sua remuneração e que 22%por cento) são de responsabilidade do Município, totalizando 33% (trinta ecento) da folha de pagamento mensal dos servidores ativos. Na folha de pagamento deaposentados, a proporção é a mesma, porém há isenção até o limite de R$ 2.801,56(dois mil, oitocentos e um reais e cinqüenta e seis centavos), fato que seda folha de pensionistas, porém inexiste contribuição patronal.
Estão implantados pelo PREVIMPA os seguintes benefícios previdenciários:aposentadoria, pensão por morte, salário-família e auxílio-reclusão. Restaimplementação dos benefícios de auxílio-doença e salário-maternidade. Estaestá condicionada às modificações dos sistemas informatizados de RecursosHumanos queo Município utiliza atualmente. As alterações necessárias já têm sido objeto detratativas entre o PREVIMPA, a companhia municipal de tecnologia da informaçãoprestadora de serviços e a Secretaria Municipal da Saúde, órgão responsável pelaconcessão das licenças para tratamento de saúde dos servidores.
No regime de repartição simples, em que as contribuições previdenciárias devemcobrir o pagamento dos benefícios previdenciários devidos ao grupo de servidoresadmitidos antes de 10.09.2001, os recursos arrecadados ainda são insuficientes para acobertura da folha de pagamento mensal. Mesmo com o aumento da alíquota decontribuição, cujo resultado foi praticamente um aumento de 100% (cem porcento) dareceita previdenciária em relação a 2004, ainda é necessário o repasse derecursos,pelo Município, na ordem de, aproximadamente, 33% (trinta e três por cento)do total dafolha de pagamento, a título de cobertura do déficit atuarial (cerca de R$mensais). Neste regime financeiro, também conhecido como regime de caixa,o cálculoatuarial aponta um passivo para os próximos 35 anos no montante de R$ 5,8bilhões. Paraamortizar tal passivo atuarial, o PREVIMPA tem estudado soluções para proporcionar maiorliquidez aos recursos do RPPS, por meio de maneiras inovadoras de capitalização. Énosso objetivo que os recursos provenientes da compensação financeira previdenciáriasejam capitalizados por um período de, no mínimo, dez anos, para constituírem umareserva que assegure, no fim desse prazo, um montante financeiro que reduza o desembolsodo Tesouro Municipal no pagamento de aposentadorias e pensões. A compensação financeiraprevidenciária, o COMPREV, constitui-se dos valores devolvidos pelo INSS,referentes àscontribuições dos servidores aposentados pelo Município que contribuíram para o regimegeral antes de ingressarem no serviço público municipal. Até 30 de junho passado, oPREVIMPA havia arrecadado, a título de COMPREV, mais de R$ 17,4 milhões, dos quais foramutilizados R$ 13,8 milhões, até 2005, na folha de pagamento de aposentados, resultandoum saldo de mais de R$ 3,9 milhões, incluindo-se rendimentos obtidos no mercadofinanceiro.
Também, para amenizar o futuro déficit, o PREVIMPA vem constituindo umainstituída pelo art. 3º da Lei Complementar nº 505, de 28 de maio de 2004,alterada pelaLei Complementar nº 510, de 16 de dezembro de 2004, cujo saldo montava, emde 2006, cerca de R$ 1 milhão e trezentos mil.
Por outro lado, o regime de capitalização, que abarca os servidores admitidos apartir de 10 de setembro de 2001, tem por finalidade criar um fundo financeiro quedeverá, na medida das necessidades, pagar os benefícios previdenciários futuros. Paraessa reserva de capital, o cálculo atuarial projeta uma situação de equilíbriofinanceiro entre o que será arrecadado e o que deverá ser pago aos beneficiários. Odesafio da capitalização é superar a meta prevista no cálculo atuarial, isto é,índice de inflação mais taxa de juro de 6% (seis por cento) ao ano, o quetem sidoalcançado mensalmente, com folga, por razões já explanadas. O fundo financeiro dacapitalização ainda não iniciou os pagamentos dos benefícios previdenciários, que,atualmente, seriam somente os auxílios-doença e os salários-maternidade, pois não háaposentados nem pensionistas deste regime. O saldo financeiro do regime deatinge o montante de R$ 40 milhões.
DEMONSTRAÇÃO DA PROJEÇÃO ATUARIAL DO
REGIME DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS
CONSIDERANDO O GRUPO DE REPARTIÇÃO SIMPLES
DEMONSTRAÇÃO DA PROJEÇÃO ATUARIAL DO
REGIME DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS
PROJEÇÕES CONSIDERANDO O GRUPO CAPITALIZADO
MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
ANEXO DE METAS FISCAIS
ESTIMATIVA E COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DA RECEITA 2007
Na legislação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU:
1. Estamos propondo que os imóveis localizados na 3ª Divisão Fiscal e deutilização rural sejam tributados pelo Imposto Territorial Rural ITR.
Renúncia de Receita Estimada:
| Tributo | 2007 | 2008 | 2009 |
| IPTU | R$ 37.965,40 | R$ 39.673,84 | R$ 41.459,17 |
2. Instituíram-se duas novas hipóteses de isenção da Taxa de Coleta deLixo: paraos imóveis de propriedade das fundações e autarquias da Administração Indireta doMunicípio de Porto Alegre e para os imóveis destinados à construção de casaspopulares por meio do Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal,durante o período estipulado pelo programa para a execução da obra.
Renúncia de Receita Estimada:
| Tributo | 2007 | 2008 | 2009 |
| TCL | R$ 23.019,82 | R$ 24.055,71 | R$ 25.138,22 |
3. É ainda proposta a remissão dos lançamentos de Taxa de Coleta de Lixo realizadoscontra as fundações e autarquias da Administração Indireta do Município deAlegre, na parte que ainda não foi paga.
Renúncia de Receita Estimada:
| Tributo | 2007 | 2008 | 2009 |
| TCL | R$ 26.496,14 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Na legislação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ISSQN:
1. São reduzidas de 2,5% (dois vírgula cinco por cento) para 2,0% (doisalíquotas do transporte coletivo realizado por meio de linhas regulares de5,0% (cinco por cento) para 2,0% (dois por cento) as do realizado por trem.
Renúncia de Receita Estimada:
| Tributo | 2007 | 2008 | 2009 |
| ISSQN | R$ 2.424.659,77 | R$ 2.545.892,76 | R$ 2.673.187,40 |
MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
ANEXO DE METAS FISCAIS
MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE
CARÁTER CONTINUADO
2007
Em conformidade com o art. 17 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4de maio de2000, e alterações posteriores, considera-se obrigatória de caráter continuado adespesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativonormativo quefixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a doisexercícios.
O planejamento das ações para o exercício econômico-financeiro de 2007denota aintenção do Governo de não aumentar as despesas fixas de custeio.
Portanto, despesas como criação, expansão ou aperfeiçoamento de açãogovernamental, que acarretam aumento de despesa (criação de órgãos, aumento real desalário, etc.), não estão previstas no ano vindouro.
Reitera-se, assim, o objetivo desta Administração de não assumir despesas sem aindispensável cobertura orçamentária, quer seja pelo aumento permanente daquer seja pela redução permanente da despesa.
Na hipótese do surgimento de despesas obrigatórias de caráter continuado no decursodo exercício econômico-financeiro de 2007, serão observados os regramentosestabelecidos pela Lei Complementar Federal nº 101, de 2000, e alteraçõesposteriores,principalmente no que diz respeito aos arts. 16 e 17.
PREFEITURAMUNICIPAL DE PORTO ALEGRE |
LEI DEDIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS |
ANEXO DEMETAS FISCAIS |
2007 |
| | | | | | | | |
METODOLOGIA DE CÁLCULO DO RESULTADO NOMINAL |
| | | | | | | | |
| | | | | | | | R$1,00 |
| Especificação | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 |
Dívida Consolidada | 606.045.000 | 586.723.000 | 642.143.966 | 687.281.000 | 712.045.104 | 730.444.480 | 725.649.669 | 683.714.270 |
| | | | | | | | |
Deduções (II) | 158.195.000 | 119.828.000 | 38.532.966 | 4.793.000 | 79.180.000 | 154.166.568 | 154.146.848 | 153.856.730 |
| | | | | | | | |
Disponível | 138.331.000 | 116.394.000 | 63.306.564 | 4.793.000 | 89.850.000 | 179.810.908 | 179.759.283 | 179.449.531 |
| | | | | | | | |
Haveres | 37.829.000 | 33.896.000 | 16.268.570 | | 25.082.000 | 38.684.068 | 38.635.940 | 38.606.322 |
| | | | | | | | |
(-)Restos a Pagar - Processado | 17.965.000 | 30.462.000 | 41.042.168 | | 35.752.000 | 64.328.409 | 64.248.375 | 64.199.124 |
| | | | | | | | |
Dívida Consolidada Líquida (III) = ( I - II ) | 447.850.000 | 466.895.000 | 603.611.000 | 682.488.000 | 632.865.104 | 576.277.912 | 571.502.821 | 529.857.540 |
| | | | | | | | |
| Resultado Nominal | | 19.045.000 | 76.141.000 | 78.877.000 | -49.622.896 | -56.587.192 | -4.775.091 | -41.645.281 |
| |
| |
PREFEITURAMUNICIPAL DE PORTO ALEGRE |
LEI DEDIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS |
ANEXO III - DERISCOS FISCAIS |
2007 |
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LRF, art.4º, § 3º. | |
| RISCOS FISCAIS |
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| 1 - Não-realização das receitasprevistas; | |
| 2 - Flutuações cambiais; | |
| 3 - Demandas imprevisíveis; | |
| 4 - Ações judiciais; | |
| 5 - Recrudescimento da inflação; e | |
| 6 - Ajustes de estimativas em funçãode oscilações da conjuntura econômica. |
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| PROVIDÊNCIAS |
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| 1 - Consignação, na LeiOrçamentáriade 2007, de dotação para Reserva de Contingência, |
| equivalente a 2% (dois por cento) dasreceitas correntes líquidas; |
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| 2 - Contingenciamento deorçamentárias; e | |
| |
| 3 - Renegociação de despesascompulsórias provenientes de despesas decorrentes |
de contratos, convênios, | |
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